Curso a Distância « Voltar para lista de Cursos

Maturidade em Gerenciamento de Projetos

Professor

Marconi Fábio Vieira, PMP

Informações no Perfil:

http://infochoice.com.br/sobre/perfil/

 

Baseado no padrão OPM3 do PMI, este curso aborda os conceitos de maturidade em gerenciamento de projetos organizacional.

Público Alvo:

- Altos executivos que tomam decisões sobre a estratégia da organização.
- Gerentes responsáveis pela estratégia da organização.
- Gerentes de portfólios, gerentes de programas e gerentes de projetos.
- Pesquisadores conduzindo análises sobre Gerenciamento de Portfólios.
- Membros de um escritório de gerenciamento de programas ou portfólios.
- Líderes de gerentes de projetos e de programas.
- Consultores e outros especialistas em gerenciamento de projetos, programas e portfólios e áreas relacionadas.
- Gerentes funcionais e responsáveis por processos, com recursos em um portfólio.
- Clientes e outras partes interessadas; e
- Educadores que ensinam o Gerenciamento de Portfólios e assuntos relacionados.

Ementa:

1.            OVERVIEW

1.1          Introduction

1.2          Purpose of OPM3

1.3          What is OPM?

1.3.1      Relationship of OPM and Organizational Strategy

1.3.2      The Relationships Among Portfolios, Programs, and Projects

1.4          What Is OPM3?

1.5          Relationships Among Portfolio Management, Program Management, Project Management, and Organizational Project Management

1.5.1      Portfolio Management

1.5.2      Program Management

1.5.3      Projects and Strategic Planning

1.5.4      Project Management Office

1.5.5      Project-Based Organizations

1.5.6      Organizational Issues and Project Management

1.6          Business Value

1.7          Stakeholders

1.7.1  OPM3 Practitioner Knowledge and Skills

2.            FOUNDATIONAL CONCEPTS

2.1          Organizational Project Management Described

2.2          Investing in OPM

2.3          Organizational Life Cycles

2.4          Organizational Project Management Maturity Model

2.4.1      What is the Organizational Project Management Maturity Model?

2.4.2      How to Use OPM3

3.            THE ORGANIZATIONAL PROJECT MANAGEMENT MATURITY MODEL (OPM3)

3.1          Introduction

3.2          The OPM3 Construct

3.2.1 Best Practice

3.2.2 Capability

3.2.3      Outcome

3.2.4      Domains

3.2.5      Process Improvement Stages

3.2.6      Organizational Enablers

3.2.7      Categorization

3.3. OPM3 Framework

3.3.1      OPM3 Areas of Expertise

3.3.2      OPM3 Cycle Elements

3.4          OPM3 Application

3.5          OPM3 Scoring Methods

3.6          OPM3 Best Practices List

4.            ACQUIRE KNOWLEDGE

4.1. Understand OPM

4.1.1      Understand OPM: Inputs

4.1.2      Understand OPM: Tools and Techniques

4.1.3      Understand OPM: Outputs

4.2          Understand Organization

4.2.1      Understand Organization: Inputs

4.2.2      Understand Organization: Tools and Techniques

4.2.3      Understand Organization: Outputs

4.3          Assess Change Readiness

4.3.1      Assess Change Readiness: Inputs

4.3.2      Assess Change Readiness: Tools and Techniques

4.3.3      Assess Change Readiness: Outputs

5.            PERFORM ASSESSMENT

5.1          Establish Plan

5.1.1      Establish Plan: Inputs

5.1.2      Establish Plan: Tools and Techniques

5.1.3      Establish Plan: Outputs

5.2          Define Scope

5.2.1      Define Scope: Inputs

5.2.2      Define Scope: Tools and Techniques

5.2.3      Define Scope: Outputs

5.3 Conduct Assessment

5.3.1      Conduct Assessment Inputs

5.3.2      Conduct Assessment Tools and Techniques

5.3.3      Conduct Assessment: Outputs

5.4 Initiate Change

5.4.1      Initiate Change: Inputs

5.4.2      Initiate Change: Tools and Techniques

5.4.3      Initiate Change: Outputs

6. MANAGE IMPROVEMENT

6.1          Create Recommendations

6.1.1      Create Recommendations: Inputs

6.1.2      Create Recommendations: Tools and Techniques

6.1.3      Create Recommendations: Outputs

6.2          Select Initiatives

6.2.1      Select Initiatives: Inputs

6.2.2      Select Initiatives: Tools and Techniques

6.2.3      Select Initiatives: Outputs

6.3          Implement Improvement Initiatives

6.3.1      Implement Improvement Initiatives: Inputs

6.3.2      Implement Improvement Initiatives: Tools and Techniques

6.3.3      Implement Improvement Initiatives: Outputs

6.4          Measure Results

6.4.1      Measure Results: Inputs

6.4.2      Measure Results: Tools and Techniques

6.4.3      Measure Results: Outputs

6.5          Manage Change

6.5.1      Manage Change: Inputs

6.5.2      Manage Change: Tools and Techniques

6.5.3      Manage Change: Outputs

OPM3 BEST PRACTICES LIST

Carga horária:

120 horas.

Investimento Individual:

R$ 3.000 (preferencial via depósito em conta corrente: Banco Itaú, Agência 4540, Conta corrente: 06549-9)

Parcelado somente no cartão em site seguro via pagseguro e/ou PayPal.

Pré-requisitos: ter feito o curso Introdução ao Gerenciamento de Projetos ou ter conhecimentos ou vivência profissional na área de gestão de projetos.

Certificado de conclusão: além da leitura obrigatória dos materiais, é necessário acessar o ambiente de ensino a distância no prazo determinado, responder aos questionários, obtendo o percentual mínimo de 70% como média geral para aprovação.

Prazo para conclusão do curso: 180 dias após a formalização da matrícula.

Matriculando-se:

1) Faça o depósito na conta informada acima, ou solicite o link para pagamento com cartão de crédito em site seguro no formulário de contato desse site clicando aqui.

1.1) Se optar pelo depósito, nos informe através do formulário de contato desse site clicando aqui.

2) Optando pelo pagamento com cartão de crédito em nossa loja virtual, você deverá aguardar até 72 horas para o processamento e confirmação do pagamento.

3) Na sequência, entraremos em contato com você para envio dos materiais, liberação de acesso ao site, e início do curso, que leva em média 15 dias para conclusão.

Kit do Estudante:

  • Dois livros importados do PMI (um impresso e outro em formato digital) que devem ser lidos na íntegra no decorrer do curso.
  • Um dos livros tem tradução para o português, o outro somente em inglês. O aluno deverá escolher se prefere receber a edição em português ou em inglês do referido livro.
  • A escolha deverá ser feita e formalizada via e-mail pelo aluno antes do envio dos livros originais em formato digital.
  • Prazo de entrega: até 30 dias.

PDUs:

  • Profissionais já certificados como PMP poderão reportar até 5 PDUs na categoria C “Self-Directed Learning”.
  • Atenção a InfoChoice não é ainda uma R.E.P. (Registered Edication Provider) do PMI. O reporte dos PDUs deverá observar os pré-requisitos da manutenção da sua certificação e a submissão dos PDUs estará sujeita a aprovação pelo PMI.

 

 

© 2009 - InfoChoice - Todos os direitos reservados

Marconi Fábio Vieira, PMP, MVP in Project
Principal Advocate/Chapter Leader

Parceiro Microsoft - Registered Member MUPG Brazil
Desenvolvido por Thiago Faleiro